top of page

Parque Guinle: de quintal do Palácio Laranjeiras a bucólico parque de bairro.

Cercado de história e pompa, o Parque Guinle é mais que apenas área de lazer.


 


 

Logo na entrada, diante da monumental portada, nos chama atenção duas gorduchas figuras infantis que parecem prestes a cair de suas montarias. As peças são reproduções da obra de Louis Lerambert, existentes no Jardim de Versailles, França. São esfinges em mármore sobre as quais se sentam um anjinho em ferro fundido.


O Parque Guinle era originalmente uma chácara adquirida pelo Dr. Eduardo Guinle para construir sua residência. Hoje a mansão dos Guinle é conhecida como Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador do Estado Rio de Janeiro. O Parque localizado no fim da Rua Gago Coutinho, tem entrada por um belo portão que dá acesso a uma área de 24.750 m2 onde se vê um pequeno lago, alamedas, gramados, árvores e plantas tropicais.



Vista do Parque Guinle com Palácio Laranjeiras
Vista do Parque Guinle com Palácio Laranjeiras

Primitivamente, a área do parque constituía os jardins do palacete de Eduardo Guinle (1846-1914), erguido na década de 1920. Foram projetados pelo paisagista francês Gérard Cochet, tendo, mais tarde, recebido algumas intervenções pontuais de Roberto Burle Marx.

As dependências do parque comportam o primeiro conjunto de edifícios residenciais direcionado para a elite carioca. Projetado pelo arquiteto Lucio Costa e erguidos entre 1948 e 1954, caracterizam-se pelos traços de uma arquitetura moderna e repleta de brasilidade, integrando a edificação ao meio-ambiente. O Jardim foi refeito nessa ocasião por Burle Marx. Tanto Burle Marx quanto Lucio Costa, receberam fortes influências do Modernismo e é possível observar esta particularidade nas composições dispostas no parque.

O projeto original de Lucio Costa incluía seis prédios dispostos de forma radial ao redor do parque, dos quais somente três foram construídos. O conjunto foi completado posteriormente por um prédio do escritório MMM Roberto.



Edifício Projetado por Lucio Costa no Parque Guinle
Edifício Projetado por Lucio Costa no Parque Guinle



202 visualizações0 comentário
bottom of page